Camões

A influência de Camões no Romantismo

Luís Vaz de Camões, um grande poeta e um dos mais conhecidos em toda a literatura, autor de Os Lusíadas, da obra O amor é fogo que arde sem se ver, entre outras. Apesar de ter vivido muito antes de o Romantismo ter se iniciado, com sua sensibilidade, imaginação e sua poética romântica influenciou e muito os poetas que iniciaram o Romantismo.


Camões influenciou os primeiros românticos - Garrett, Herculano e Castilho - por seu patriotismo, sentimentalismo, pelo homem que Camões era, mas também pela sua poesia épica e lírica.

O poema Camões, feito por Garrett, que estava no momento exilado, desiludido, sofredor com a situação portuguesa, e ao mesmo tempo saudoso de sua pátria, exemplifica a sedução pelo poeta quinhentista. Garrett mesmo influenciado por matizes modernas, colhidas em um ambiente cultural estrangeiro, se permitiu admirar e se influenciar pela essência de Camões. Esse poema feito em 1825, como já vimos, foi o marco do Romantismo em Portugal, e não é por acaso que leva o nome do maior poeta português.






Referências bibliográficas:
SILVA, Vitor Manuel Aguiar e, Dicionário de Luís de Camões, Lisboa: Editora Caminho, 2011.


Por: Priscilla R. Menezes - D141EF-8

Comentários